26 de julho de 2017

A minha Avó Justa


Hoje, dia dos Avós, gostaria de vos falar da minha Avó Justa.
A Avó é das pessoas mais tímidas que conheço e, por isso mesmo, nunca pede nada a não ser que precise muito, muito.
“Pequenina”, “discreta” e “envergonhada” são só algumas das suas características.
É a única pessoa no mundo que diz que sou muito alta (só porque chego à prateleira mais baixa do armário de cima)!
A Avó tem um Menino Jesus pequenino, pousado numa mesa de apoio e todos os dias olha para ele, enternecida, e diz ‘que fofinho, olha só estas orelhinhas tão perfeitinhas!’ e depois enche-o de beijos.
Elegeu, recentemente, a pizza como uma das suas comidas favoritas e fica muito incomodada quando é a única a comer sobremesa.
Morre de medo de trovoadas e de baratas!
A Avó só estudou até à segunda classe e cedo ficou viúva com três filhos para criar. Quando puxo por ela fala-me dos milagres que lhe aconteceram no meio das dificuldades da vida (e são tantos!).
Digo-lhe que a acho muito corajosa e que admiro a sua Fé. Nestas alturas diz-me muito séria que, apesar de todo o sofrimento, nunca se revoltou contra Deus e que sempre aceitou tudo de coração.
A Avó passa o dia a rezar. Depois do pequeno-almoço, senta-se na beirinha da cama e vai meditando nas suas orações. De tarde reza o terço e depois outro e outro.
Os dias são vividos com dores e nem sempre os compridos fazem o efeito desejado. Já há muito que tem a mobilidade reduzida e passa o seu tempo em casa... E, porque já não é o que era, já não faz a melhor canja que alguma vez provei!
É de uma humildade e simplicidade extremas. Uma leve presença que faz por não ser notada.
A Avó é um dos meus exemplos do que é ser cristão. Porque no silêncio e simplicidade nos aponta, sem saber, o verdadeiro caminho para se ser feliz. É uma alma gigante num corpo pequeno.
Esta semana pude dizer-lhe o quanto gosto dela e o quanto me ensina.
Hoje, dia dos Avós, é dia de festa!
A Avó está mais feliz que nunca. Na sua inocência viu, finalmente, respondida uma das suas maiores dúvidas: como é que no Céu cabe tanta gente?; Sabem porquê? Porque a Avó coube lá de certeza!

De certeza.
Esta é a minha Avó Justa (e eu já sinto a sua falta)

Sem comentários:

Enviar um comentário